Laboratório de Inflamação e Doenças Infecciosas - LIDI

O Laboratório de Inflamação e Doenças Infecciosas (LIDI) teve seu início no Departamento de Morfologia e Patologia (DMP) sob minha coordenação e responsabilidade em agosto de 2008, com o nome de Laboratório de Parasitologia. No entanto, nossas linhas de pesquisas e nossos projetos eram mais abrangentes e como temos atuado em modelos de processos inflamatórios de diferentes patologias e lesões experimentais, em diversas doenças infecciosas ou não, o nome do laboratório foi adequado à realidade das atividades realizadas. Somos parte de dois Programas de Pós-Graduação, o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec-UFSCar, desde 2009) e Programa de Pós-Graduação em Genética Evolutiva e Biologia Molecular (PPGGEv-UFSCar, desde 2012), onde já formamos dezenas de mestres e doutores, além de supervisionar pesquisadores em seus estágios de pós-doutorados. Nosso grupo de pesquisa é credenciado no CNPq, denominado Inflamação e Doenças Infecciosas e conta com parcerias nacionais e internacionais, o que fortalece a qualidade das nossas pesquisas. E trazem frutos nesses anos de dedicação e trabalho artigos científicos relevantes nas áreas de Parasitologia, Imunologia e Biotecnologia. Nossos recursos financeiros são diversificados, desde agências de fomento como FAPESP e CNPq, e empresas como PETROBRAS, além de empresas privadas que tenham interesse em nossos modelos experimentais. Atualmente trabalhos com modelos experimentais em diversas áreas como Doenças Tropicais Negligenciadas, Câncer, Vacinas, Biosprospecção de Fármacos Naturais ou Sintéticos, Avaliação de Novos Biomateriais e Nanopartículas de interesses diversos. E durante a Pandemia da COVID-19, o LIDI foi credenciado emergencialmente e faz parte dos laboratórios que realizam a sorologia para diagnóstico da COVID-19 no município de São Carlos, em parceria com a Prefeitura Municipal, Secretaria de Saúde, Santa Casa de Misericórdia de São Carlos e Hospital Universitário (HU-UFSCar).

Responsável: Profa. Dra. Fernanda de Freitas Anibal

Logotipo do Laboratório de Inflamação e Doenças Infecciosas - LIDI