Visitas monitoradas ao Laboratório de Anatomia

Anatomia é o ramo das Ciências Biológicas e da Saúde que estuda a organização estrutural dos seres organizados, macro e microscopicamente; bem como sua constituição e o desenvolvimento. É uma das disciplinas básicas fundamentais para qualquer curso da área da saúde e biológicas.

A atividade de extensão “Anatomia Humana - Uma abordagem Teórico-Prática para o Ensino Fundamental e Médio”, oferecida há quase vinte anos à comunidade de São Carlos e região, consiste em visitas monitoradas de alunos do ensino fundamental, médio e técnico ao Laboratório de Anatomia do Departamento de Morfologia e Patologia da Universidade Federal de São Carlos. Nesta atividade, são oferecidas exposições teórico-práticas sobre a anatomia do corpo humano. Os alunos ainda têm a oportunidade única de interagir com o acervo anatômico do laboratório, constituído por cadáveres humanos e órgãos isolados formolizados e, ainda, modelos anatômicos. Ressalte-se que esse material natural, extremamente raro e escasso nos dias atuais, é utilizado exclusivamente com finalidade didático-científica.

As visitas orientadas têm como principais objetivos:

• Oferecer complementação ao conteúdo ministrado nas disciplinas de ciências e biologia do ensino fundamental, médio e técnico da rede pública e particular da cidade de São Carlos e região, através de exposições teórico-práticas monitoradas sobre a Anatomia Humana.
  • Despertar no aluno de graduação da UFSCar a curiosidade necessária para aprender, aprender para saber, saber para ensinar, preparando-se para a demonstração dos diversos sistemas orgânicos que compõem o corpo humano durante as visitas monitoradas.
  • Propiciar ao aluno de graduação da UFSCar experiência didática e maior contato com a realidade do ensino fundamental e médio da região, fortalecendo sua cidadania e seus conceitos éticos e morais.

As atividades previstas são realizadas de forma contínua durante o semestre letivo, nos períodos matutino, vespertino e noturno, atendendo às solicitações mediante ofícios por parte das escolas interessadas e a disponibilidade do laboratório, que também é usado para atividades de pesquisa e didáticas junto aos cursos de graduação da UFSCar.

Para maiores informações e/ou agendamento das visitas monitoradas ao Lab de Anatomia, por favor entrar em contato através do email anatomiadmp@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351 8632.

Na foto pode se observar em primeiro plano, um modelo de esqueleto humano em tamanho real. Em uma bancada, estão dispostos modelos anatômicos de um cérebro, medula espinhal, olho, orelha e coração. Na lousa está escrito "Anatomia Humana: uma abordagem teórico-prática para o ensino fundamental e médio". Na parede ao fundo está escrito em latim "in mortis veritatem inquirens" que significa "na morte busca-se a verdade".