Histórico

O Departamento de Morfologia e Patologia é oriundo do Departamento de Ciências da Saúde, que foi inicialmente criado para abrigar os diversos cursos da área de sáude, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCar.

A primeira alteração na composição , estrutura e funcionamento do DCS ocorreu com a redepartamentalização da área da saúde, quando foram criados os Departamentos de Enfermagem e de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, permanecendo o DCS com as áreas e disciplinas do ciclo básico, ministradas para curso da área biológica e para aqueles da área da saúde (Enfermagem, Fisioterapia e Terapia Ocupacional).

Com a posterior redepartamentalização da área biológica do CCBS, algumas áreas do ciclo básico do DCS, uniram-se a áreas existentes no Departamento de Ciências Biológicas (que englobava o curso de Ciências Biológicas), dando origem a outros departamentos dentro do CCBS.

O DCS, à época, permaneceu alocando docentes e se responsabilizando por disciplinas das áreas de Morfologia e de Patologia. Desta forma, os docentes dessas áreas resolveram propor a reestruturação do Departamento de Ciências da Saúde para Departamento de Morfologia e Patologia, tendo em vista que os projetos em andamento, bem como as atividades de ensino, pesquisa e extensão por eles desenvolvidas apresentam-se plenamente caracterizadas como sendo integrantes das áreas Morfologia e Patologia.

Ações do documento